Sem o Batismo não podemos entrar no Reino de Deus ou seja, Não Teremos a Vida Eterna?

         Convido aos Leitores a uma profunda reflexão sobre o tema
(Essa é uma postagem antiga que passou por uma revisão)

         A maioria das instituições religiosas e muitas seitas religiosas, dizem que sem o batismo nas águas, ninguém poderá entrar no reino de Deus. Será?

         Algumas seitas como a Mórmon, afirmam: Precisamos Ser Batizados para Entrar no Reino Celestial (salvação): “Jesus disse: “E os que crerem em mim e forem batizados (…) herdarão o reino de Deus. E os que não crerem em mim e não forem batizados, serão condenados” (3 Néfi 11:33–34).

        Isso está baseado em uma declaração de Pedro em Atos: "Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38)

        O primeiro grande problema para essa afirmação é o próprio Cristo, se todos se dizem Cristãos então o minimo que se espera é que sejam seguidores dos ensinamentos do Cristo. O que Cristo ensina sobre a salvação?

        Vejamos o diálogo entre Cristo e o Doutor da Lei: (Lucas 10:25-28)

1- Ver. 25 - "Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou: —Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?" (O Doutor da Lei é claro e objetivo, ao perguntar o que DEVO FAZER,  para ter a vida eterna que é a salvação dos Cristãos)

2- Ver. 26- "Jesus respondeu: —O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem?" (Jesus pergunta para o homem que era um especialista na lei, já que sabemos que era um Doutor da Lei, o que as escrituras, ou seja, a Tanakh, dizia a repeito da vida eterna ou seja, salvação)

3- Ver. 27- "O homem respondeu: —“Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.” (O homem responde que segunda as escrituras para ter a vida eterna precisa de 1º Amar a Deus e 2º Amar ao próximo)

4- Vers. 28- "A sua resposta está certa! —disse Jesus. —Faça isso e você viverá." (Cristo reponde que ele está certo, fazendo essas duas coisa, ele poderia ter a Vida Eterna)

CRISTO NÃO DIZ, além disso:

1- Crer em mim e será salvo;
2- Batize e receba o espirito santo e será salvo;
3- Batize seus mortos para ser salvo;
4- Mantenha seu dízimo em dia para ser Salvo;

NÃO! Cristo foi objetivo: "FAÇO ISSO E VIVERÁ!"

Já poderíamos para por aqui, nada pode valer mais que o que ensinou o próprio Cristo, porém vamos em frente!!

Será que essa história de batismo para ter a Vida Eterna não é uma visão deturbada, para pressionar psicologicamente as pessoas a filiar-se em suas instituições religiosas? Tendo em vista que alegam elas serem únicas com o "suposto" direito de batizar. Vamos refletir?

1-SURGIMENTO DO BATISMO

          João Batista foi chamado para preparar a vinda do salvador, sendo o último da lei dos profetas: "Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João."(Mt 11:13), e mais claramente nos declara:  A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.(Lc 16:16).

              João começa a ensinar e pregar no deserto, as pessoas pela primeira vez começaram ser batizadas para remissão dos pecados, ou seja, para terem seus pecados perdoados: "apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados." (Mc 1:4) e o próprio Yeshua (Jesus) é batizado por João Batista: "Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele." (Mt 3:16).

 2- BATISMO PARA REMISSÃO DOS PECADOS

            O que precisamos analisar é se o batismo é um simbolismo da remissão dos pecados ou se é o Ato do batismo que redime os pecados, se considerarmos que o ato do batismo é o que redime os pecados como afirma muitos religiosos, entramos em alguns problemas teológicos:

A- O Sacrifício Expiatório de Cristo se deu muito tempo posterior aos batismos realizados por João Batista: "dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua. Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava. E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra. (Lc 22:42-44), como poderia o batismo estar redimindo pecados antes da expiação, já que as religiões cristãs afirmam que foi o fato de Cristo morrer na Cruz que proporcionou a possibilidade de nossos pecados serem redimidos.

B- Se o batismo é o ato que redime os pecados, como poderia Cristo estar perdoando pecados de pessoas que não tinham sido batizadas e antes do Sacrifício Expiatório?

Casa de Simão: "Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados."(Lc 7:48)

Paraplégico no Leito: “E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.” (Mt 9:2)

          Antes que João Batista iniciar o batismo para remissão dos pecados, as remissões dos pecados eram feitas através de sacrifício de animais segundo as religiões cristãs (Os judeus afirmam que isso não é verdade e apresentam fundamentos sólidos para provar isso, mais não vamos entrar nessa questão): "Então, o sacerdote, com o dedo, tomará do sangue da oferta pelo pecado [...] assim, o sacerdote, por essa pessoa, fará expiação do seu pecado que cometeu, e lhe será perdoado.(Lv 4:35).

            Se o sacrifício de animais era para remissão de pecados , e um símbolo do sacrifício de Yeshua /Jesus na cruz, (segundo os Cristãos), o batismo para remissão dos pecados, claramente se mostra como um símbolo algo que se iniciava. Como vimos segundo Yeshua (Jesus), João Batista foi chamado para ser o último profeta, e segundo os cristãos fez a substituição do símbolo da remissão dos pecados que na antiga aliança era o sacrifício de animais e iniciou o simbolismo do batismo. Onde segundo os cristãos os judeus viviam o período da lei e Yeshua (Jesus) veio para instituir o período da Graça: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;” (Ef 2:8) - Essa é a visão de toda a cristandade, incluindo seitas como a mórmon, Adventistas e etc.

A Própria crença declarada dos Cristãos, transformam o Batismo em um símbolo de algo maior e mais profundo.

            E para que serve um símbolo? Para representar, ou seja, para lembra alguma coisa, nada mais que isso. Sendo assim o batismo é apenas uma declaração publica da aceitação de Cristo e não interfere na salvação.

 3- BATISMO PARA SALVAÇÃO

            O batismo trás salvação? Não, pois o batismo é apenas um símbolo que você aceitou Cristo, a salvação vem através de outros requisitos, quando Tiago e João pediram para serem salvos e ficaram ao lado do Salvador, escutaram de Yeshua (Jesus) que não seria por beber da mesma taça Dele ou receber o mesmo batismo que seriam salvos: "Então, se aproximaram dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir. E ele lhes perguntou: Que quereis que vos faça? Responderam-lhe: Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: “Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado? Disseram-lhe: Podemos. Tornou-lhes Jesus: Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado; quanto, porém, ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado.”(Mc 10:35-40).

            Muito me espanto hoje quando vejo pessoas, achando que precisam até batizar os mortos, senão eles não vão ser salvos. O símbolo ficou nesse momento mais importante do que aquilo que ele representa, ou seja, Yeshua (Jesus), apesar dos símbolos serem importantes para lembrarmos e darmos testemunhos para outras pessoas daquilo que acreditamos e seguimos, não podemos deixar que esse símbolo seja maior do que aquilo que ele representa.


4- NASCER DE NOVO

            Umas das escrituras que vejo sendo usada para dizer que não podemos ser salvos, ou seja, entrar no reino de Deus, sem ser batizado é a resposta de Yeshua (Jesus) para Nicodemos: "A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."(Jo 3:3)

            Nicodemos não entendeu o que Yeshua (Jesus) , quis dizer: "Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?"(Jo 3:4), Nicodemus não sabia o que queria dizer com termo "Nascer de Novo" e hoje em dia mesmo com a explicação de Yeshua (Jesus) , descrita em João, as pessoas ainda não entenderam e muitas acham que "Nascer de Novo" é ser batizado, mas será qual foi a explicação dada a Nicodemos?

            Yeshua (Jesus) explica: "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito."(Jo 3:6)

            Onde Yeshua (Jesus) diz que "Nascer de Novo" é batizado nas águas? Primeiramente Ele está falando de algo Espiritual ou algo físico?

1- Ser for algo físico, então Nicodemos está certo, pois nascer de modo físico é nascer do ventre da mãe, então "nascer de novo" seria voltar ao ventre da mãe para poder ter um novo nascimento.

Yeshua (Jesus)  mostra claramente que está usando algo físico (Nascer), para representar algo espiritual ou seja, fazendo uma alegoria. (O que é NASCIDO DA CARNE É CARNE; e o que é NASCIDO DO ESPÍRITO É ESPIRITO). Yeshua (Jesus)  está se referindo que "Nascer de Novo" é algo espiritual, se Ele fala de uma coisa espiritual não podemos hoje considerar que isso seja o Batismo físico onde a pessoa entra nas águas para fazer algo fisicamente, quando na realidade Yeshua (Jesus) falava de algo espiritual.

4- MARCOS 16:16:  "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado."

        Outra passagem bíblica muito usado para fazer a afirmação da necessidade do Batismo é essa de Marcos, porém o que muitos não sabem que esse texto é um espúrio na bíblia, ou seja, não foi escrito pelo autor original, foi acrescentado por copistas posteriormente. Marcos 16:9-20 é espúrio.

1- Não são atestados nos melhores e mais antigos códices Vaticano e sinaítico - I séc.
2- País da igreja Clemente e Orígenes não informam conhecer esses versículos;
3- Pais da igreja Eusébio e Jerônimo atestam que esses versículos estavam ausente em quase todas as cópias gregas conhecidas por eles.

De onde veio esses versículos?
R:Vieram dos manuscritos a partir do IV séc.

São acréscimos de copistas.

O que é nascer da água?

            É ser transformado pela mesma água que Yeshua (Jesus) mandou a mulher samaritana beber para ter vida eterna: "Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva."(Jo 4:10).

            Nascer da água é nascer da palavra de Deus, uma mudança de atitude, uma mudança de vida, ou seja, morrer para o pecado e nascer para Deus: "Assim, também, considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus." (Rm 6:11), o que faz a pessoa entrar no Reino de Deus é uma mudança de atitude através da palavra de Deus e não um batismo que é um símbolo de aceitação de Cristo. E aquele que "Nascer de Novo" ou "Beber da Água Viva" que está na palavra de Deus, que Cristo pregou, nunca mais terá sede e terá Vida Eterna: "aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna."(Jo 4:14) -  ou seja, voltamos ao primeiro ponto dessa postagem: Lucas 10:25-28

5- CONCLUSÃO

            Não vejo em momento nenhum que o Batismo nas águas, seja a chave para entrar no Reino de Deus, a chave está na afirmação de Cristo quando disse: Faça isso e viverás, fazer o que? 1º Amar a Deus e 2º Amar ao próximo. O Batismo é apenas o símbolo que você está com a chave, ou seja, com ou sem símbolo, se você estiver com a chave, você abre a porta. 


UM ABRAÇO A TODOS!!


0 comentários:

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger