Testemunho de Ex-Mórmon Lyndon Lamborn

            Eu sou um “nascido na aliança" da quarta geração da herança pioneira Mórmon, com polígamos em ambos os lados da árvore genealógica. Eu honrei cada importante chamado de liderança do sacerdócio como um jovem, estava no Conselho do Seminário, servi uma missão honrosa e bem sucedida (acima dos batismos médios e uma missão de seis meses como Presidente de Ramo) para a Bélgica e França 1977-1979. Durante os anos que se seguiram na minha missão, servi como Presidente do Quorum de Élderes quatro vezes, servi como missionário de estaca e na Presidência da Estaca...,

                 Trabalhei com afinco com o meu filho para ajudá-lo a ganhar a sua classificação Eagle Scout (Mais alta graduação no escoteirismo). Também ensinei na escola dominical, Quorum de Élderes, Grupo de Sumos Sacerdotes, e de Doutrina do Evangelho classes da Primária. Muitos membros da ala estavam adivinhando que eu seria o próximo bispo, quando na verdade estava tornando-se para mim cada vez mais desconfortável ir à igreja todos os domingos. Eu estava achando que o domingo foi rapidamente se tornando o dia mais desonesto da minha semana. A vida é cheia de ironias.

            Muitas coisas me preocupavam com o mormonismo ao longo dos anos. O primeiro foi o conceito central da expiação infinita e eterna. Cristo não apenas sofreu pelos pecados dos habitantes da Terra, ele sofreu para todos em todos os lugares, em todos os mundos por toda a galáxia - a expiação era tanto infinito e eterno. Assim, as pessoas em outros mundos como o nosso planeta, teriam diferentes escrituras descreveriam um extraterrestre chamado Jesus, que iria sofrer pelos pecados do povo, mas nunca iria viver em seu próprio mundo. Jesus foi enviado para a nossa terra, porque nós tivemos, aqui em nossa terra, as pessoas seriam as mais cruéis da galáxia, os únicos que eram maus o suficiente para crucificar o Filho de Deus sem pecado. 

            Tive problema com a doutrina da expiação infinita e eterna, por várias razões. Primeiro, houve o aspecto de probabilidade. Já estava cambaleando com a improbabilidade de minha seleção de nascer em um momento especial, uma terra prometida especial, para os pais especiais, a única religião verdadeira. Fui escolhido na vida pré-mortal devido a minha valentia extrema contra chances incríveis. A bajulação era transparente e não me sentia bem comigo, parecia muito artificial. Agora, tinha de levar em consideração uma improbabilidade astronômica sobre como esta terra era especial acima de todos os outros mundos. Isso simplesmente não funciona para mim. Chega uma hora para cada indivíduo, quando a história se torna, como o conto do pescador proverbial - muito alto. Eu tinha atingido o meu limite. 

            Em segundo lugar, as pessoas de outros mundos não seria capaz de se relacionar com a história de Jesus, a cultura judaica e domínio romano, ou ter a oportunidade de visitar a Terra Santa e ver a paisagem da história. Isso não era justo; só parecia que o plano de Deus não iria colocar as pessoas em outros mundos em uma condição tão triste. Pessoas de outros mundos teriam seu herói mais honrado, um extraterrestre e não da sua civilização. Isto foi sem sentido e ofendia o meu intelecto. Certamente alguém estava enganado. Eu aguardava ansiosamente esclarecimento - Senti no fundo do meu coração que chegaria um dia em que essa doutrina seria exposta e trazida de volta para o reino da razoabilidade. Esperei por 30 anos para que alguém me ajudasse a entender isso ou corrigi-lo, esperei sem sucesso.

            Outra questão importante para mim foi o caso de Mark Hofmann. Aqui era um cara que tinha facilmente enganado os ungidos do Senhor, que não foi um grande negócio, mas a parte que era muito desconcertante era que os documentos comprados por autoridades de alto escalão da igreja estavam sendo comprados principalmente para mantê-los escondidos. Por que eles precisam fazer isso? Certamente, a verdadeira igreja não tem nada a esconder. Isso não fazia sentido. Algo estava definitivamente errado aqui; Podia sentir isso no meu interior.

            Enterrei estas preocupações preocupantes profundas dentro de mim e tentei mantê-las suprimidas. Para alguns, isso pode funcionar para toda a vida, mas no final não deu certo para mim. Estas e outras questões (poligamia, doutrina da maldição da pele, etc) finalmente começou a vir à tona e  se tornar cada vez mais desconfortável com minhas crenças fundamentais. O desejo de conhecer a verdade a qualquer custo, finalmente superou o desejo e a necessidade de acreditar que pertenceu até meus 45 anos de idade. Ansiosamente comecei a estudar. Escrevi relatórios do livro, gravei as tendências e padrões, e mergulhei em livros.

            Ao estudar as realidades associadas ao chamado "restauração", não filtrada e não-caiadas, pela primeira vez, lembrei-me do roteiro e treino na abordagem para avaliar o Livro de Mórmon como um menino. Ler, estudar, orar e pergunte a si mesmo; "Poderia um de menino de 14 anos e ignorante, ter escrito este livro?" Agora me vi tendo uma abordagem paralela em avaliar objetivamente a restauração. Comecei a me perguntar uma pergunta semelhante: que um Deus amoroso e benevolente ...:

01-Escolheria Joseph Smith, um golpista, para restaurar seu evangelho?

02-Diria ao Seu profeta (Smith) para ter relações sexuais com mulheres que já eram casadas?

03- Iria ameaçar seu profeta com um anjo armado com uma espada se ele hesitasse em recrutar parceiras adicionais para relações polígamos / poliândricas?

04-Instruiria seu profeta que relações poligâmicas / poliândricas deveriam ser mantidas estritamente secretas, especialmente de Emma?

05-Instruiria Smith para usar uma pedra de vidente dentro do chapéu para "traduzir" as placas de ouro, quando as placas estavam dentro do seu quarto?

06-Instruiria Smith para evocar um "alfabeto egípcio" sem sentido para traduzir os papiros "Livro de Abraão", quando os escritos papiros eram na verdade os documentos funerários comuns que não têm nada a ver com Abraão?

07-Plantaria provas incontestáveis ​​contradizendo um dilúvio universal, e, em seguida, me obrigar a acreditar literalmente na mesma? 

08-Instruiria seus profetas para adotar um "não pergunte, não diga" política em relação a suas vastas participações financeiras?

09-Instruiria seus profetas a abrigar o preconceito racial contra os negros e, em seguida, instruir Seus profetas para mudar a política somente sob extrema pressão em 1978?

10-Intencionalmente permitiria que milhares de religiões proliferasse e enchesse a terra, e esperaria que de alguma forma vasculhasse e encontrasse, o único e verdadeiro?

            Enquanto a matemática e o método científico não pode ser aplicado diretamente para medir a probabilidade de todas as reivindicações e doutrinas no Mormonismo, ela pode ser aplicado a alguns dos bens tangíveis, e eu ansiosamente calculado e avaliado.  Na análise de aeronaves, os métodos são empregados para estabelecer quando a probabilidade de uma falha é baixa o suficiente para ser ignorada, e as vidas dos pilotos e passageiros não são colocados em risco significativo. No meu trabalho, eu lido com essa premissa todos os dias e sou pago para determinar quando essa probabilidade de falha é baixa o suficiente para colocar vidas em risco. Bem, agora que eu tinha chegado a esse mesmo limiar para avaliar a probabilidade cumulativa de que a igreja era verdadeira. Eu achei que era facilmente baixa o suficiente para ser ignorada com segurança, que a minha vida eterna não estava em perigo.

            Mas o que foi mais marcante foi a conclusão que não esperava. Torna-se evidente descaradamente, como um passo para trás e considerar toda a imagem, que o Deus definido pelo mormonismo não era uma entidade digna de minha adoração, digno de ser imitado, ou até mesmo uma entidade com quem gostaria de associar a qualquer nível.

            Eu dei um passo para trás e dei um duro olhar para os valores centrais e percebi que não estava apoiando o que sabia no meu coração para ser bom e correto. Estava jogando para o time errado. Achei que as definições de bem e mal dadas a mim pelo mormonismo estavam faltando e tortuosamente complicado, até mesmo imoral em alguns casos. Decidi que os comportamentos que melhoram a vida são bons e aqueles que diminuem a vida são maus. É simples assim. Achei que a religiosidade piedosa é o oposto polar da verdadeira espiritualidade e harmonia, consigo mesmo e com a humanidade em torno de mim...

            Depois que fui sacudido fora do meu sono, reavaliado minha contribuição de vida. Vinte anos depois de morrer, o que meus filhos e netos acredito que a minha vida é sinônimo de? Deixei-lhes um mundo assombrado por demônios e um ambiente de culpa e de vergonha? Eu quero ser lembrado por perpetuar ilusões e meias-verdades? Será que vou ter deixado as coisas melhor do que eu os encontrei, ou fiz pior? Será que vou ser contado entre aqueles que acreditavam que a humanidade é inerentemente mau, que a caridade e boa vontade só são alcançadas através do sistema de entrega a uma religião?

            Ao longo da minha vida tem sido a minha observação de que o zelo religioso leva a um dos dois estados finais. O primeiro estado final é uma escalada de justiça auto percepção e arrogância. O fanático religioso nunca pretende ser o estado final, mas é inevitável, porque ele valoriza o seu código de comportamento justo, e por padrão, é obrigado a pensar menos em quem não pode alcançá-lo. O segundo estado final é uma condição autodepreciativo como a pessoa percebe que ela nunca pode medir-se, e nunca será - o padrão é muito alto, e a depressão segue. Nem circunstância é saudável ou benéfico. Eu não quero essas escolhas limitadas para mim ou para minha família.

            Eu considerei seriamente simplesmente deixar de lado a bagagem doutrinaria estranha e olhar para o bem e continuar a acreditar em algumas partes da religião. Eu me perguntei, por que não? Na superfície isso parecia inócuo e talvez até benéfico. Mas descobri que, além dos perigos, não é simplesmente a melhor abordagem para a felicidade humana a longo prazo e a realização. Algumas tribos indígenas, quando confrontados com uma decisão difícil, iriam consultar as mais velhas mulheres tribais que, então, como base para a escolha sobre o efeito projetado da decisão sobre a sexta geração. A tribo estava interessado na visão de longo prazo (sexta geração) e a vista humanitário (pedindo a opinião das mulheres mais velhas).

            Se fosse permanecer como membro, meus descendentes, na sexta geração, estariam em grupos de alto risco para:

1- Suicídio 
2- A depressão, o uso de antidepressivos e doença mental.
3- Problemas financeiros.
4-Tornando-se vítimas de fraude especialmente fraude filiados. Tendo suas vidas regidas pela culpa e vergonha.

            Perpetuando esta crueldade na minha posteridade era simplesmente inaceitável. Tive que sair e fazer o que eu podia para parar a corrente de maus-tratos na geração dos meus filhos. Estou feliz de informar que tive êxito nessa empreitada.

            Descobri que para cada mentira que uma pessoa abraça, essa pessoa é aleijada na proporção da profundidade e amplitude da falsidade que ela abraçou. Mormonismo tem dimensões enormes, e descartando essa falsidade foi como a adição de um compressor para o meu motor vida. Meu discernimento está afiado, a minha energia e motivação são intensificados, meus preconceitos humanos são mais facilmente reprimido, minha mente está aberta a novas ideias, derramei os preconceitos e realmente senti que todos os seres humanos são criados iguais, minhas amizades são mais genuínas, o mundo é mais bonito, há mais alegria em dar, não há sentido mais autêntico na vida... Os problemas financeiros da família pararam abruptamente no dia em que deixamos de pagar o dízimo. Em poucas palavras, deixar a igreja tem aumentado meu caminho, ampliou minha visão, e levantou o meu fardo. Eu nunca estive mais feliz.

            Gostaria de agradecer publicamente aqueles que tiveram coragem de deixar a igreja em que não havia grupos de apoio e  a informação foi escassa, que enfrentou a estrada solitária e deixou a tribo, a fim de ser fiel a si mesmo. Eu permaneço no temor de sua bravura. Você sabe quem você é. Venho por este meio pedir desculpas publicamente por perpetuar as mentiras e espalhando as meias-verdades encontradas em abundância no Mormonismo por 30 anos de minha vida. Eu não verifiquei os fatos e sou culpado de espalhar esta grande mentira, algo que eu fiz com zelo. Eu era uma besta de carga para o time errado. Eu realmente sinto muito...

“ Lyndon Lamborn é um cum laude de pós-graduação da Universidade Estadual de Utah, com um grau de BS em Engenharia Mecânica, e um graduado da Embry Riddle Aeronautical University com mestrado em Engenharia Aeronáutica. Ele tem sido empregado como um cientista Engenharia da Boeing desde 1983, e é também um professor de matemática, atualmente ensinar álgebra e cálculo de Mesa Community College, em Mesa, AZ. Ele é um escritor prolífico técnico para a Boeing, publicou trabalhos técnicos para o helicóptero Sociedade Americana, e é o autor do livro  Standing For Something More, que narra sua saída do mormonismo e entrelaça seu despertar espiritual com os aspectos psicológicos da crença religiosa. Ele é pai de três filhos adoráveis, e tem três netos maravilhosos. Ele é casado com sua esposa, Nancy, desde 1980, e reside em Mesa, AZ."

Para mais informações sobre Lyndon visitar:  MormonThink.com / Lyndon

OBS: Esse é parte do testemunho de Lyndon Lamborn, traduzido do site Ex-Mormons Cholars Testify, para ler o testemunho na integra na versão original que incluem notas de rodapé, Clique Aqui

9 comentários:

Unknown disse...

E legal saber que esse homem entre outras pessoas tiveram os olhos abertos e perceberam que estavam caindo em em uma enrrascada.
Mas o que percebi em muitos testemunhos que li que poucos ou quase nenhuma dessas pessoas deixaram o mormonismo para seguir a Cristo.
Muitos dizem estar felizes por poder beber ir em festas e tudo mais, como esse homem mesmo disse que saiu do mormonismo e agora e fiel a si mesmo.
Nao me lembro de ter lido um testemunho de gratidao a Deus por te-los libertados da religiao, isso e a tristesa que pesa em meu coracao, a final do que adianta deixar as mentiras do mormonismo mas nao se entregar a Cristo e ser salvo?

Unknown disse...

E legal saber que esse homem entre outras pessoas tiveram os olhos abertos e perceberam que estavam caindo em em uma enrrascada.
Mas o que percebi em muitos testemunhos que li que poucos ou quase nenhuma dessas pessoas deixaram o mormonismo para seguir a Cristo.
Muitos dizem estar felizes por poder beber ir em festas e tudo mais, como esse homem mesmo disse que saiu do mormonismo e agora e fiel a si mesmo.
Nao me lembro de ter lido um testemunho de gratidao a Deus por te-los libertados da religiao, isso e a tristesa que pesa em meu coracao, a final do que adianta deixar as mentiras do mormonismo mas nao se entregar a Cristo e ser salvo?

Wandyson disse...

Olá Amigo Daniel! Infelizmente a igreja mórmon enche os membros de grandes mentiras e falsas esperanças de serem Deuses, pessoas ultra especiais e etc...

Quando a pessoa vê o quando ela foi enganada e feita de trouxa, fica despontada, desiludida e muitos perdem a fé em tudo. É como um mulher que é traída pelo marido e perde a fé em todos os homens.

Porém muitos com o tempo se reencontram e recuperam a fé em Cristo, descobrem que existem muitas falsos profetas, charlatões e pilantras como no caso do mormonismo, mais que existe o Cristianismo puro e simples que está acima desses pilantras.

A nós amigo, só resta desejar que essas pessoas recuperem sua fé!

Um abraço!!

Wandyson disse...

Obs: O objetivo que me leva um postar alguns testemunhos Daniel, é mostrar para alguns Mórmons que acham que os testemunhos cego que prestam, alegando que a igreja é verdadeira, sem qualquer fundamento além de sentimentos e emoções, esse testemunho cego que para eles prova TUDO, que se eles olharem ao redor, vão ver muitos OUTROS que prestam um Testemunho da não veracidade da Igreja, com a diferença que ALÉM de Sentimentos, essas pessoas se baseias em Fatos, Provas, Evidências e Constatações.

TALVEZ ASSIM ELES parem para pensar que esse Testemunho Cego baseado apenas los Sentimentos, não significa nada.

Anônimo disse...

Perdao amigo.
Nao sou mormón, mais minha familia é e tenho muitos amigos que tambem sao.
Boa parte do que voce falou faz até sentido. Por muitas dessas mesmas razoes nao me batizei nessa igreja.
Mas dizer que a igreja mórmon enche os membros de grandes mentiras e falsas esperanças de serem Deuses, pessoas ultra especiais e etc... Eu nunca vi isso.
Falando bem francamente, só é enganado quem quer.
Já visitei a Igreja SUD muitas vezes, até jogo futebol lá com meu irmao, e nunca me obrigam a fazer nada.
Ja fui muitas vezes convidado ao batismo mas nao vou fazer uma coisa que ainda tenho duvidas...
Agora voce me pergunta... " Voce nao entende nada de doutrina ".
Já fui a muitas igrejas, e se voce diz que pra um Muçulmano ta errado ir no meio de um monte de gente e explodir tudo, pela religiao deles, vai mudar algo?
Se voce diz pra um mormon, que joseph smith foi um louco e que conseguiu enganar muita gente vai mudar algo?
Até onde eu tenho pesquisado, nao encontrei nenhum site de membros inspirados, respondendo perguntas de pesquisadores que sairam da igreja pq nao concordam com doutrinas. Quando se trata de mormonismo na internet que nao é da igreja SUD, é so de pessoas atacando.
O ponto é, qual é o seu objetivo, ainda nao entendi.
Leio seu blog, ja vi muitas coisas interessantes mas no final de tudo.
Que conclusao alguem tira disso aqui??
Nao to defendendo os mormons. Mas tambem atacar a essa a igreja SUD "prevenindo" os demais de uma dor e frustracao que voce teve, nao vai ajudar em nada. Na minha opiniao.

Wandyson disse...

Olá amigo Anônimo, obrigado pelo seu comentário.

Vou tentar se claro caso não entenda alguma de minhas resposta pode ficar a vontade para perguntar novamente.

1- Você disse que discorda que a igreja enche as pessoas de mentiras e falsas esperanças de serem Deuses.
Se vc é visitante ou membro novo, talvez desconheça a mente dos membros que realmente são fieis e fanáticos dentro do mormonismo, isso não porque elas são ruins, mais porque a doutrina mórmon insere nelas esses sentimentos. Uma vez em uma entrevista com meu presidente de Estaca, em determinado ponto disse a ele que seria muito bom ser um anjo de Deus, ele me repreendeu e disse, anjo não, se podemos ser Deuses, não podemos querer ser anjos. Então amigo anônimo, esse é o tipo de sentimento enganoso que a igreja insere em seus membros e quanto mais tempo dentro dela, mais contaminado geralmente se fica. Sobre as mentiras poderia te dar uma lista imensa.

2-Sobre não te obrigarem, não disse momento algum que alguém vai te obrigar, ou disse? Vão ser sempre simpáticos e tentar te batizar sempre, mais nunca obrigar.

3- Sobre você não entender nada sobre a doutrina, não se preocupe a maioria dos mórmons ficam anos dentro dela e não conseguem entender ou desconhecem muito de suas doutrinas. Eu mesmo descobri muitas doutrinas secretas que a igreja ensinou ou ensina de maneira velada, depois que sai e por acaso, olha que eu sempre fui estudioso na doutrina e vivi mais de 25 anos dentro dela.

4- Sobre o exemplo que vc deu do mulçumano, me faz o favor. Vc já leu o "livro era uma vez um homem de arafat", mostra a historia real de um muçulmano extremista que se converteu ao cristianismo. Então se vc tiver chance de ensinar que explodir e matar pessoas inocentes é errado, não vai fazer porque já pressupõem que não vai adiantar? Reveja seus conceitos e não seja pessimista em relação ao potencial das pessoas.

5- Sobre pessoas atacando na internet, é natural que doutrinas que dizem que pessoas como Joseph Smith foram profetas de Deus, porém que fez diversas profecias que não se cumpriram, que adulterou e etc..., doutrinas que tomam para sí o direito de ser única verdadeira, que dizem que tem profetas inspirados e são orientados diretos por Deus, é normal as pessoas mostrarem que é tudo mentira, pois provas tem aos montes. E acaba aquelas pessoas que querem continuar acreditando em um coisa visivelmente mentirosa, no fim se fazem de vítimas dizendo que são atacadas. Atacadas com a verdade, infelizmente as vezes dói.

6- Sobre o objetivo é justamente dá oportunidade das pessoas conhecerem os fatos, todos os fatos são reais, nada do escrevi ou venha escrever é mentira, então não vejo o porquê da preocupação, se alguém se incomoda com a verdade, não posso fazer nada, agora é dar oportunidade das pessoas conhecerem. Vc mesmo, se depois de saber de tantas incoerências e mentiras, quiser se batizar, ai vc vai fazer sabendo.

Um abraço!!

Wandyson disse...

Pulei a parte em que vc disse: "Se você diz pra um mórmon, que Joseph Smith foi um louco e que conseguiu enganar muita gente vai mudar algo?"

Muito me estranha vc fazer uma alegação dessa em uma postagem que é o testemunho de um Ex-Mórmon nasceu dentro da igreja e foi fiel até descobrir as mentiras da doutrina mórmon, dá até a impressão que vc nem leu o post.

Além de tudo, sou um exemplo de um membro que foi fiel, acreditava cegamente em Joseph Smith e nas mentiras contadas pela igreja, até que descobri as grandes fraudes, mentiras e falsas profecias que Joseph Smith fez, tudo registrado pelo própria igreja e quando me deparei comecei a estudar mais e mais e cada vez mais podridão surgia e tomei a única decisão lógica, saí da igreja. Agora não venha dizer que dizer a verdade, não adianta, pode não servir para muitos que não querem saber se é ou não verdade, mais para aquelas que sinceramente buscam saber realmente a verdade, esse conhecimento é precioso.

Minha intenção não é divulgar mentiras ou calúnias sobre a igreja mórmon, apenas as verdades que ela esconde, caso exista em alguma parte do blog, alguma coisa que não seja verdade, pode apontar, se tiver razão, irei retirar imediatamente.

Um grande abraço!

Anônimo disse...

Eu só acho q vc deveria deixar as pessoas fazerem o q acham correto, liberdade de expressão (mesmo q para vc pareça errado), de ação...Deixe as pessoas serem felizes ou enganadas como vc disse que são, não é um problema seu. Vai ser feliz...Abs

Wandyson disse...

Olá Anônimo!!
Onde você me viu proibindo alguém de fazer alguma coisa? Onde estou impedindo de alguém fazer alguma coisa?

Cada um faz o que quiser inclusive vim aqui ler e se expressar, decidir se está ou não sendo engada.

Essa postagem é a expressam de uma pessoas que descobriu que estava sendo enganada, qual o problema de colocar o testemunho dela? Ela não tem o direito de falar que não acredita? Onde está a liberdade?

PENSE NISSO!!
Abs.

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger