Labão: Um morte estranha no Livro de Mórmon


           No Livro de Mórmon conta a história de uma Família cuja o patriarca era conhecido com Leí, essa família saiu de Jerusalém, por ordem do Senhor, em direção a uma terra prometida (Américas), ao caminhar alguns dias no deserto, o senhor determina que voltem para pegar uma "suposta placa de Latão": "Eis que sonhei um sonho, no qual o Senhor me ordenou que tu e teus irmãos voltásseis a Jerusalém.Pois eis que Labão possui o registro dos judeus e também uma agenealogia de meus antepassados; e eles estão gravados em placas de latão..." (1 Néfi 3:2-4)

           Retornaram para Jerusalém, Néfi e seus dois irmãos mais velhos, para pegar essas placas com o Labão. Quem era esse Labão? Nos relatos não temos muitas informações dele, mas diz que é  um homem poderoso, possui servos, tem grandes tesouros guardados, se relaciona com os líderes maiores do povo (1 Néfi 4:1, 20, 22)

         Após algumas falhas em negociar com Labão, estando eles escondidos fora das muralhas de jerusalém, com medo de serem mortos pelo poderoso Labão, eis que aparece um anjo para os 3 irmãos e diz: "Eis que tornareis a subir a Jerusalém e o Senhor entregará Labão em vossas mãos."(1 Néfi 3:29)

       Quando Néfi entra novamente em Jerusalém, uma grande surpresa, quem está jogado no chão bêbado de vinho como um mendigo, sem nenhuma proteção? "Não obstante, segui em frente e, chegando perto da casa de Labão, vi um homem que havia caído no chão, diante de mim, porque estava bêbado de vinho. E aproximando-me dele, vi que era Labão. E vi a sua espada e tirei-a da bainha; e o punho era de ouro puro, trabalhado de modo admirável; e vi que sua lâmina era do mais precioso aço." (1 Nefi 4:7-9)

Primeiros pontos Estranhos:

1- Labão, conhecido com poderoso e rico, jogado como mendigo na rua, sem qualquer proteção.
2- Usando uma espada de bainha de ouro puro e lamina de aço, que segundo historiadores em 600 aC, os judeus não dominavam o forja de aço.

           Néfi por determinação de um Espírito matou Labão: "Obedeci, portanto, à voz do Espírito e peguei Labão pelos cabelos e cortei-lhe a cabeça com sua própria espada." (1 Néfi 4:18)

          Só que faltava ainda pegar as placas de latão, para isso ele usou uma plano divinamente surreal: 

1-  Veste as roupas do defunto: "E depois de ter-lhe cortado a cabeça com sua própria espada, tirei-lhe as vestimentas e coloquei-as sobre o meu próprio corpo; sim, cada uma delas; e cingi meus lombos com a sua armadura." (vers. 19). Labão acaba de perder a cabeça e as roupas não estariam ensopadas de sangue?



Seria um servo cego?
 2- O servo pessoal de CONFIANÇA  de Labão, pois guardava as chaves dos tesouros de seu mestre, ao encontrar Néfi não percebe que não é Labão: "E quando me dirigia ao tesouro de Labão, eis que vi o servo de Labão que guardava as chaves do tesouro. E, com a voz de Labão, ordenei-lhe que me seguisse ao tesouro. E ele supôs que eu fosse seu amo Labão, porque viu as vestimentas e também a espada que eu levava à cintura... E eu falei-lhe como se fora Labão... E disse-lhe também que eu levaria as gravações que estavam nas aplacas de latão a meus irmãos mais velhos, que estavam fora das muralhas.(vers. 20-24)


Seria um servo demente?
3- Mesmo depois de conversar com Néfi, o tonto do servo de Labão ainda não percebe a diferença entre seu mestre e Néfi e acaba seguindo Néfi para fora das muralhas de Jerusalém: " E também ordenei-lhe que me seguisse. (Eles tem um conversa e...) E supondo ele que eu me referisse aos irmãos da igreja e que eu verdadeiramente fosse Labão, a quem eu havia matado, seguiu-me." (vers. 25-26) Grifo do autor

Ao sair da casa de Labão será que pegaram outro caminho? Ou Néfi escondeu o corpo de Labão?  Se escondeu o corpo não saiu sangue para sujar a rua? Depois da morte de Labão até eles saírem, a rua estava deserta todo o tempo?

Servo traidor?
4- Depois do servo de Labão finalmente perceber a verdadeira identidade de Néfi, isso fora de Jerusalém e apenas porque Néfi se identificou para seus 2 irmãos que ficaram com medo dele ao vê-lo de longe, o servo de Labão voluntariamente jura lealdade aos assassinos de seu mestre e os seguem: "E aconteceu que quando o servo de Labão viu meus irmãos, pôs-se a tremer... E disse-lhe, sob ajuramento, que não precisava temer; que seria um homem livre como nós, se descesse conosco ao deserto... e ele prometeu que desceria para o deserto até o lugar onde estava nosso pai. Sim, e jurou também que permaneceria conosco daquele momento em diante.(ver. 30-37) - Lindo não é?

5- Finalmente depois de uma história épica ou surreal eles voltaram para o deserto com seu novo e fiel escudeiro e as placas de latão:"E aconteceu que tomamos as placas de latão e o servo de Labão e partimos para o deserto; e viajamos até a tenda de nosso pai." (ver.38)

Vamos analisar essa história edificante do Livro de Mórmon:

1- Espada de Aço em uma época que não forjava aço.
2- Homem rico e poderoso jogado como mendigo;
3- Homem sem sangue;
4- Um servo debiloide; 

SERÁ QUE É ACREDITAR NISSO?

"... os justos se libertam pelo conhecimento."
Provérbios 11:9

10 comentários:

Cristianismo Puro e Simples disse...

Paz irmão!
Contra fatos e a propriedade que a bíblia possui em fundamentar suas verdades e doutrina, verdadeiramente não há o que questionar!
A análise é a ferramenta que todos que buscam a verdade devem cultivar.
Deus lhe abençoe!

Wandyson disse...

Por mais estranha que pareça, mas apesar da Igreja Mórmon se dizer uma Igreja Cristã, eles não precisam da Bíblia para fundamentar nada.

Na realidade usam a Bíblia da seguinte forma: Quando existem versículos que apoiam sua doutrina ou ideias, então é válido, quando contrariam sua doutrina e ideias a bíblia está corrompida ou simplesmente ignoram.

Triste mais uma realidade!!

Um abraço e a Paz do senhor para vc e família!!

Unknown disse...

Para a igreja mórmon,a bíblia só serve se estiver fechada, pois é a unica forma desse livro não entrar no caminho da doutrina mórmon.

Wandyson disse...

Verdade Bergh! Ainda conheci um Mórmon louco que em uma rede social onde participo de um grupo de debate, ele para defender esse Livro ataca interessantemente o Bíblia.

Uma demostração de puro desespero, considerando que os mórmons tentam se dizer uma doutrina Cristã e todo o Cristianismo se baseia na bíblia, se vc retirar a bíblia o que resta? Nem os falsos cristianismos como os Mórmons.

Anônimo disse...

e você acreditou por 25 anos, heim Wandylson; 25 anos perdidos, agora vai dedicar mais 25 se vingando???? Esse é seu plano? essa é a vontade de Deus? isso é ser cristão?

Wandyson disse...

Olá anônimo.

1- Sim passei 25 anos acreditando em muitas coisas, pois na realidade você não pensa, simplesmente acredita em tudo, por mais absurdo que seja. Eu sempre achei muitas coisas estranhas mais o fanatismo falava mais alto e deixava a razão de lado, até que chegou o momento que Deus, através de sua misericórdia me libertou.

2- Passar 25 anos me vingando? Onde está a vingança? Não estou me vingando, apenas escrevendo as coisas que acho erradas ou incoerentes dentro da igreja mórmon. Se você acha que falar a verdade seja vingança, então deve rever seus conceitos.

3- Ser Cristão é ajudar as pessoas, pois como foi ensinado nas escrituras:A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (Tiago 1:27), então desejar que outras pessoas não sejam enganadas como eu fui e desejar que outras tantas se libertem como eu fui libertado, dessa loucura mórmon é ser Cristão é amar as pessoas.

Se você está aprisionada nessa loucura de querer ser um Deus e ter seus planetas e anjos te servindo e te adorando, oro para que você também se liberte disso.

Um abraço!!

Unknown disse...

Caro Wandyson Moreira...

É triste ver mais um irmão da Igreja se deixando levar pelas teorias Mundanas!!!

Fica falando Mal da Igreja de JESUS CRISTO, não irá mudar nada e nem mesmo o fato dela ser Verdadeira.

Não é estranho o tempo que vc levou achando que descobriu grandes barbaridades, contra a Igreja SUD???

Sinceramente irmão, não podemos culpar pessoas ou justificar nossas falhas ou questões pessoais mal resolvidas, falando mal das coisas do Senhor.

Provavelmente vc esqueceu de que na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias, usamos sim a Bíblia sagrada.

Foii graças a ela que o Profeta Joseph Smith, teve a oportunidade de obter respostas a suas dúvidas e ainda poder beneficiar outros Irmãos com suas dúvidas em relação a tanta Igreja FALSA sobre a face da terra. (Tiago 1:5)

Sou Membro da Igreja a 14 anos e sou grata ao Pai Celestial por essa bênção em minha vida. Por ter a garantia de ter uma Famlia eterna´, por poder fazer a genealogia pelos os meus antepassados e principalmente por ter servido em uma Missão de Tempo Integral.

Meu Testemunho só tem aumentado a cada dia com as inúmeras bênçãos que recebo diariamente em minha vida.

Sintoo muito por vc ter se afastado da Igreja de Jesus Cristo, a única verdadeira e perfeita e que contém a Plenitude do Evangelho do nosso Salvador.

Estarei ORANDO por vc Irmão... (Morôni 8:3)

Atenciosamente: Gisella Araújo !!!

Wandyson disse...

Olá Gisele! Obrigado pelo comentário.

Quando vejo esse tipo de comentário, fico com muita pena de você e de outros amigos que tenho dentro do mormonismo, gostaria que você pensasse em alguns pontos.

1- O que são teorias mundanas? Você considera a poligamia da Igreja uma coisa mundana? Você considera o racismo praticado pela igreja uma coisa mundana? Você considera os rituais maçônicos copiados e usados pela igreja, uma coisa mundana? Você considera as mulheres casadas com Joseph Smith que já eram casadas com outros homens, uma coisa mundana? Você considera Joseph Smith estar bebendo e fumando dentro da cadeia, mesmo depois de existir a palavra de sabedoria, uma coisa mundana? Seria mundano apenas tudo que convém? Vamos colocar essa cabaça para pensar.

2- Gostaria de esclarecer que não falo mal da igreja de Cristo, na realidade estou fazendo reflexão das coisas que estudei sobre a igreja mórmon, se não concorda então mostre o que está errado, use argumentos, caso não tenha, tente pensar e analisar as coisas.

3- Não existe nada de estranho, eu ter levado muito tempo para perceber as barbaridades da igreja, pois a 20 anos atrás não tínhamos acessos a materiais por exemplo: History of the Church, Journal of Discourses, Times and Seasons, História da Igreja na Plenitude dos Tempos e etc..., hoje temos acesso a todas essas informações. O estranho é pessoas não quererem parar para pensar.

4- Gostaria que você me mostrasse onde no Blog estou justificando minhas falhas? Se você ainda não percebeu apenas faço reflexão sobre a doutrina da igreja, caso você considere errado algum ponto, mencione o que está errado e o que você acha que é correto. Considerar que uma pessoa discorde da doutrina da igreja é apenas porque ela quer justificar suas falhas, que cometeu pecados, que foi fraca, que satanás está usando essa pessoa e não conseguir argumentar com ela sobre as fraudes da igreja é uma coisa muito incoerente.

5- Onde vc viu escrito que Eu disse que a Igreja não usa a Bíblia? Na realidade, usa de modo seletivo, apenas aquilo que interessa, quando contradiz aquilo que a igreja ensina, é um livro corrompido, deturbado, escrito por homens e etc... Conveniente não? Se a igreja considera a Bíblia corrompida, porque os magníficos profetas mórmons não fazem um com tradução não corrompida, como Joseph Smith fez e que a igreja perdeu. Cade esses profetas? Servem para que se deixam o povo estudar uma escritura corrompida? Para e pense um pouco. Será que é tão difícil assim?

6- Não vou discutir seu testemunho, pois não passa de apenas sentimentos sem fundamentos, da mesma forma que não tem como vc discutir meus sentimentos. Apenas faço reflexões de fatos históricos, doutrinas e aquilo que está escrito no próprio Livro de Mórmon, você já perdeu 14 anos da sua vida seguindo uma fraude, oro para que você não perca mais 14 anos.

Um Abraço!!

Anônimo disse...

NÃO VI VC PROVAR NADA COM OS COMENTÁRIOS ACIMA. MUITO FRACO O SEU PONTO DE VISTA. ESPERAVA MAIS.

Wandyson disse...

Você esperava o quê? Um vídeo mostrando que não foi daquela forma? Ou talvez um documento assinado e registrado em cartório pelo próprio Joseph Smith, afirmando que ele inventou tudo? Ou espera uma máquina do tempo para retornar na época e verificar com seus próprios olhos que isso nunca aconteceu?

Acho que talvez isso não seja possível trazer agora para você, desculpa.

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger