Quem são os Anjos para os Mórmon?


                Não espere coerência em nada da doutrina Mórmon, já vimos à doutrina contraditória do plano de salvação mórmon, não vou argumentar sobre ele de novo, basta ler as postagens anteriores, vamos ver um breve resumo do plano louco de salvação mórmon:


 1- Todos nós éramos espíritos e habitávamos com Deus. (estou usando o terno que é mais falado e deixando os outros conceitos contraditórios de lado). 

2- Viemos para terra para ganhar um corpo;

3- Quem for um mórmon fiel, se tornará um Deus;

4- Quem for um bom mórmon, mas não cumprir todos os requisitos necessários, irá se tornar um anjo e será servo dos Deuses que iram se formar aqui na terra.

                Esse quarto ponto que será nosso foco, essa é a visão mórmon de um anjo, pessoas que foram bons mórmons, mas não cumpriram toda a léi, então se tornaram seres exaltados, porém servos dos deuses:


“[...] são designados anjos nos céus, servos ministradores para ministrar por aqueles dignos de uma maior, suprema e eterna medida de glória, [...] não guardaram a minha lei; portanto não podem progredir, [...] não são deuses, mas anjos de deus... “ (D&C 132:16-17)

 “Quem são os anjos? Aqueles que não obedeceram à lei.” (Doutrina de Salvação, vol. II, p.63)

O grande problema da doutrina mórmon é que eles inventam tantas histórias que acabam se atropelando em suas doutrinas.  Se você acha que entendeu a doutrina mórmon, e agora sabe que eles acreditam que antes de virmos para terra éramos espíritos e depois do julgamento, poderemos ser deuses ou anjos servos dos deuses, é isso mesmo?

“Então serão deuses, porque terão todo o poder, e os anjos serão sujeitos.” (Doutrina de Salvação, vol. II, p. 62)

Acha que entendeu tudo? Então se enganou de novo.


                Os Mórmons acreditam que Miguel, o arcanjo, é Adão. Isso mesmo, não é piada, a mesma doutrina que ensina que todos viviam como espírito e anjos são servos exaltados que não foram totalmente cumpridores da lei, sim,  a mesma doutrina que dizia que Adão era um espírito no mundo espiritual, agora fala que ele era um anjo:

“Depois de colocado na terra, Miguel [o Arcanjo] ficou conhecido como Adão.” (doutrina de Salvação, vol. I, p. 99) - grifo do autor

            Esse Miguel que segundo os Mórmons seria Adão é  um anjo de alta hierarquia, sendo protetor, e mencionado executando trabalhos para Deus: 

“Surgirá Miguel, o Grande Príncipe, que guardará o teu povo" (Daniel 12:1)

“Contra esses adversários não há ninguém que me defenda a não ser São Miguel, vosso chefe" (Daniel 10:21)

"Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda."(Judas 1:9)

           Como Adão pode ser esse Anjo? Em outro ponto da doutrina Brighan Young diz:
“[...] nosso pai Adão [...] Ele é nosso pai e nosso Deus, o único Deus com quem temos algo a ver.” (Journal of Discourses, vol. I, p.50)

          Os mormonzinhos  de plantão irão dizer que Adão era um anjo antes de receber um corpo e depois se tornou um Deus. Certo? No post Um Deus criado antes do tempo, vimos que Adão não pode ser um Deus, mesmo segundo a doutrina mórmon, pois ainda não teve julgamento e ser um anjo ministrador antes de ganhar um corpo? Cadê os anjos exaltados do "deus Mórmon" que deveriam servir para esses trabalhos? Deus usa seus espíritos sem corpo e os anjos mórmons exaltados servem para que?

         Provavelmente a próxima doutrina mórmon deve ser criar dois tipos de anjos, anjos exaltados e os não-exaltados. Já dei a ideia, ainda não existe essa doutrina, mais como a igreja mórmon é especialista em criar novas doutrinas para encobrir as anteriores que se mostram contraditórias, podemos esperar em breve esse conceito nos manuais da igreja SUD. E muitos membros achando que receberam revelações novas de Deus. Affff, muita pena.  Porém como já dei a ideia antes, provavelmente eles não vão querer aceitar, então mais fácil dizer que espírito e anjos são a mesma coisa, e os anjos exaltados estão ..... sei-la fazendo o que. 

       Um outro exemplo clássicos de Anjo perdido na doutrina mórmon é o suposto personagem Morôni que é amplamente conhecido pelos Mórmons como Anjo Morôni. "Alegres novas de Cumora! Morôni, um anjo do céu" (D&C 128:20).  

       Como esse suposto personagem que segundo os mórmons, viveu aprox. no ano 400 dC, nas Américas se tornou anjo e voltou para entregar as supostas placas de ouro ao Smith,  se não ouve julgamento para ser exaltado e servir como servo ministrador.  Se o "deus mórmon" tem anjos exaltados para servi-lo, não seria esses anjos os ministradores? Os humanos não deveriam está no mundo espiritual? Simplesmente a doutrina mórmon não tem sentido.

Pergunta: Quem são os anjos para os Mórmon??

Resposta: É aquilo que convém de acordo com o momento, ou em outras palavras é aquilo que eles querem quando eles querem e precisam. Hoje pode ser uma coisa e amanhã pode ser outra completamente diferente. E os seus seguidores apenas devem dizer. Amem. 
Simples assim.


ACORDA MEU POVO!


2 comentários:

Rozana Moreira disse...

E a cada "leva" (ou pode chamar de ciclo) são criados diversos deuses e anjos. E então como será a divisão dos anjos? já que cada deus vai criar seu mundo, tem que dividir um grupo de anjos para cada deus ou será que os anjos servem a todos os deuses?

Respondendo a sua pergunta: acho que o que aconteceu é que no mundo onde o deus mórmon desse planeta esteve, muitos viraram deuses e poucos viraram anjos, então estiveram em falta de anjos e ele teve que se virar com os espíritos mesmo rs.

Wandyson disse...

Só pode ser isso mesmo, falta de anjos!! :)

Postar um comentário

Blog concluído!
Por isso não estarei retornando para responder comentários!

 

Reflexão Doutrinária Copyright © 2011-2012 | Powered by Blogger